Angola-África do Sul: Nova era de cooperação

zuma.jpgJacob Zuma o Chefe de Estado Sul-africano acredita na nova era entre os dois povos. Zuma acha que a visita que efectua a Angola trará resultados benéficos do ponto de vista económico e regional.
 
O Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, afirmou, nesta quinta-feira, durante o encontro que manteve com o seu homologo sul-africano, Jacob Zuma que Angola e Africa devem estabelecer novas parcerias no combate à pobreza e às grandes endemias na região da Africa Austral.
 
 
José Eduardo dos Santos disse ser necessário a criação de condições politicas, económicas e financeiras para que os empresários dos dois países possam desenvolver uma parceira estratégica. O Chefe de Estado considera ser necessária uma progressiva integração regional dos dois países. Garantiu que começa uma nova era nas relações entre os dois Estados. Angola está aberta para uma nova relação económica com África do Sul.
 
E o presidente da Africa do Sul, Jacob Zuma, garante que para alem das áreas de cooperação económica, novas áreas de cooperação serão definidas entre os dois países.
 
O chefe de Estado sul-africano espera que a sua vinda a Angola possa ser um marco crucial na história das relações entre os dois Estados. Jacob Zuma agradeceu o apoio que Angola prestou a África do Sul durante a luta contra o apartheid.
 
Angola e África do Sul rubricaram na quinta-feira, em Luanda, seis instrumentos jurídicos que darão, doravante, uma maior substância às relações de amizade e de cooperação entre os dois povos e países.
 
Trata-se de acordos sobre consultas diplomáticas permanentes e outro na área de serviços aéreos, bem como memorandos de entendimento nos domínios do comércio, indústria, desporto e recreação, e desenvolvimento de assentamentos humanos.
 
Na quinta-feira, o dia do Presidente Zacob Zuma terminou no Centro de Convenções de Talatona onde decorre o fórum de comércio Angola/Africa-do-Sul.
 
A visita de Jacob Zuma deve terminar hoje. Nesta sexta-feira o estadista Sul-africano deverá deslocar-se ao Bengo e prestar homenagem a combatentes do ANC tombados em solo angolano