Eleições presidências

joseeduardodossantos.jpgO Presidente da Republica, José Eduardo dos Santos, defende a realização de eleições presidenciais, em Angola, num sistema parecido com o da África do Sul, que definiu como não sendo uma eleição "indirecta atípica".  O Chefe de Estado angolano falava aos jornalistas durante uma conferência de imprensa no Palácio presidencial da Cidade Alta, no âmbito da visita oficial de dois dias que o Presidente sul-africano, Jacob Zuma, realiza a Angola.
 
Segundo o Presidente angolano, desta forma poder-se-á estabelecer os prazos para que as eleições presidenciais aconteçam. Quanto as modalidades das eleições presidências, por sufrágio universal, directas ou indirectas. O chefe de estado angolano acha que elas dependerão da vontade da maioria.
 
E os candidatos `as eleições presidenciais já reagiram os pronunciamentos do Chefe de Estado angolano.
 
Para Fernando Macedo os últimos pronunciamentos do chefe da nação viola o estabelecido na Lei Mãe. O docente universitário diz que determinadas regras e princípios tem que ser consagrados na nova constituição. Macedo pensa existir no país alguns juristas e docentes universitários que estão ser desonestos quanto a esta questão. Fernando Macedo vai mais longe dizendo haver uma certa confusão entre o MPLA e presidente da Republica quanto as forma de Eleição. E o secretário executivo do amplo movimento dos cidadãos pensa que depois  desses pronunciamentos de José dos Santos em nada mais vale os trabalhos da constituição; o contributo da sociedade civil e dos partidos políticos;
 
William Tonet entende que já existe uma decisão em relação as eleições em Angola. William Tonet não acredita que internamente no MPLA alguém tenha a capacidade de contrariar o Presidente da nação.
 
Segundo o Jornalista e Analista Politico Reginaldo Silva, cabe ao parlamento decidir, por via de uma eleição formal, quem será o Presidente da república.