10ª Reunião do Comissão de Defesa e Segurança da Comunidade Económica dos Estados da África Central

centralmiddleafrica.jpgDecorre  a 10ª Reunião do Comissão de Defesa e Segurança da Comunidade Económica dos Estados da África Central. O Ministro da Defesa em Exercício Cândido Pereira dos Santos Van-Dúnem, faz uma avaliação dos dossiers da conferência principal de planificação para o exercício Kwanza 2010 a ser realizado em Angola.
 
O ministro da defesa em exercício fez saber que a realização do exercício Kwanza 2010, no próximo ano, é fundamental para as aspirações de paz e segurança entre os países membros da Comunidade Económica da dos Estado da África Central, pelo que Angola está determinada em fazer avançar o processo de certificação da força multinacional da África Central.
 
Por outro lado o responsável diz haver necessidade de se duplicar o esforço para aquisição de meios necessários para realização de operações de gestão de crise, de luta contra o terrorismo e contra o subdesenvolvimento na Região Central de África, tendo em conta o contexto difícil que atravessa a economia mundial.
 
Nesta conferência está a ser analisada a situação de Segurança dos Estados da África Central.
 
Participam da conferência representantes dos países membros da CEAC como a RDC, Gabão, Guiné-Equatorial República Centro Africana, Burundi entre outros.