Parlamento angolano com novos deputados

tchizeaspx.jpgHouve movimentação de deputados hoje no parlamento. Esta foi uma das primeiras actividades registadas hoje na casa das leis. Dois deputados do MPLA recentemente falecidos foram substituídos. De fora da casa das leis fica também Tchizé dos Santos, que pertenceu a bancada do maioritário.
Os debates sobre a futura constituição deverão preencher os trabalhos do segundo ano legislativo referente a segunda legislatura que teve o seu início no ano 2008. Durante a abertura que aconteceu nesta quinta feira, foram notas salientes os discursos dos representantes partidários representados no parlamento.
Na ocasião, o chefe da bancada do MPLA Bornito de Sousa, disse que se o seu partido não sofrer qualquer boicote das outras sensibilidades políticas, a aprovação da futura lei mãe do país, não será feita com base na maioria que os camaradas detêm na assembleia.
 
O pronunciamento de Bornito de Sousa é contrariado por Luisete Araújo, a pré-candidata as próximas eleições presidenciais referiu que a atitude do presidente da república em manter na incógnita a data das eleições presidenciais, é uma prova de abuso que resulta da maioria de deputados que o MPLA tem na assembleia.
 
Luisete Araújo vai mais longe e afirma que as imagens do primeiro presidente angolano Agostinho Neto e do actual chefe de estado José Eduardo dos Santos impressas no novo bilhete de identidade é um exemplo de retorno ao sistema de partido único.