O Chefe de Estado angolano homenageou os heróis da Batalha do Kuito Kuanavale.

batalhakuitoO Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, homenageou nesta quarta Feira em Luanda os heróis da Batalha do Kuito Kuanavale. A cerimonia decorreu num dos jardins do Palácio Presidencial na "Cidade Alta".


Além de alguns participantes a esta acção, considerada como uma das maiores batalhas ocorridas na África Austral, participaram ainda actuais responsáveis das forças armadas do país, entre outros convidados.


Durante o acto foi projectado um documentário sobre os principais aspectos desta batalha, ocorrida há 22 anos, que opôs as ex-Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA), conjuntamente com internacionalistas de Cuba, aos militares do antigo regime do Apartheid sul-africano, que, na altura, invadiam Angola a partir desta região Sudeste do país.


{flexiaudio}10345{/flexiaudio}


Para honrar a memória de todos os que lutaram para defender aquela localidade da ocupação sul-africana, o governo angolano ergueu, à entrada da sede municipal do Cuito Cuanavale, um edifício de aproximadamente 35 metros de altura, sob a forma de pirâmide, denominado "Monumento Histórico".


Logo à entrada do pátio do monumento histórico, encontram-se duas estátuas de soldados, sendo um combatente das ex-FAPLA e outro cubano, com os punhos erguidos em sinal de vitória no fim dos combates da já conhecida, no mundo, "Batalha do Cuito Cuanavale".


No mesmo perímetro, encontra-se uma biblioteca e um museu, este último, onde estão expostas algumas das armas capturadas durante os combates e do material utilizado pelas extintas FAPLA e pelas tropas cubanas.