Parlamento Angolano recebe presidente do Burundi.

burundiO Presidente Burundês, Pierre Nkurunziza, disse hoje, em Luanda, que Angola e o Burundi são dois países com um poderio que lhes permite levar avante uma cooperação vantajosa, apesar do passado de guerra.

O estadista, que falava à imprensa no aeroporto de Luanda, momentos após a sua chegada a Angola, para uma visita oficial de 24 horas, adiantou que os dois países podem estreitar a cooperação nos domínios da educação, transportes, agricultura e dos minerais.

Referiu que deve ser aproveitado o poderio que os dois estados têm para levar avante esta cooperação, mesmo sendo países com um comum passado de guerra, mas que procuram, agora, levar uma vida normal reforçando os laços com os países irmãos, afirmou.

Considerou que a sua visita a Angola se enquadra no périplo que efectua por alguns países africanos e que já o levou a RDCongo, e que visa o reforço da cooperação com os países da região.

Ao falar da situação no seu país, recordou que se está a preparar para realizar as próximas eleições presidenciais, e a sua presidência é a primeira, em muitos anos, que cumpriu um mandato completo de cinco anos.

Para o estadista, o feito deve-se ao facto deste governo ter conseguido reunir todas as forças políticas, ter organizado as forças armadas e de possuir agora uma polícia firme e organizada.

O Burundi vai realizar eleições presidências, a 28 de Junho, sendo Pierre Nkurunziza candidato à própria sucessão, além de pelo menos outros dez candidatos.