Comité central da FNLA recomenda a substituição de Ngola Kabango do parlamento.

fnlaA direcção dos irmãos da FNLA liderada por Lucas Ngonda, tomou a decisão por achar que Kabango tem se rebelado contra instituições da república.

O Comité Central da Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) encomendou, quarta-feira, em Luanda, à direcção do partido no sentido da substituição do presidente da bancada parlamentar, Ngola Kabango.

Esta recomendação vem expressa no comunicado final da reunião do Comité Central da FNLA, que decorreu 25 a 26 deste mês, no quadro da preparação do I Congresso Extraordinário, a ser organizado de 4 a 7 de Julho do ano em curso, em Luanda.

O documento refere que esta posição surge "depois de analisados os reiterados actos de rebelião do Ngola Kabango contra as instituições da República de Angola, consubstanciados no desacato à uma decisão de justiça e, consequentemente, aos preceitos da actual Constituição assentes nos artigos 6º, 154º e 177º".

Acrescenta que houve igualmente violações aos princípios estatuários e regulamentares da FNLA e, por isso, "o Comité Central ratificou e agravou a proposta do Bureau Político para a sua destituição do cargo de 2º vice-presidente do partido".