Ministro das Relações Exteriores destaca importância do exercício Kwanza para África

ministroO ministro angolano das Relações Exteriores, Assunção dos Anjos, afirmou hoje, sábado, em Cabo Ledo, província do Bengo, que para se promover a paz e a estabilidade no continente africano é imperioso que os africanos estejam dotados de um sistema de segurança colectiva com capacidade de reacção rápida e eficaz em situações de conflito e de crise em África.

O governante angolano, que fez este pronunciamento na cerimónia que marcou hoje o encerramento do exercício "Kwanza 2010" dos efectivos militares, policiais e componente civil da CEEAC, referiu que esta operação (exercício) é uma actividade coordenada pelo Conselho de Paz e Segurança da União Africana na qualidade de órgão de decisão e resolução de conflitos.

Frisou que a manobra militar foi, sem dúvida, o exercício de maior envergadura realizado até hoje sob a égide da CEEAC, quer pelo número e a diversidade dos efectivos e meios técnicos utilizados, quer pela complexidade intrínseca do próprio exercício, quer ainda por outros aspectos de natureza organizativa.

Para o ministro, a realização deste exercício visou, pois, cumprir um dos objectivos fundamentais da União Africana que é o de promover a paz e a estabilidade no continente africano.

Assunção dos Anjos referiu que a Força Africana em Estado de Alerta, o braço armado da União Africana é composta por cinco brigadas regionais uma em cada região, constituídas por contingentes multidisciplinares estacionados nos países de origem, mas em estado de prontidão permanente e em condições de se deslocarem para qualquer teatro de operações no interior do continente africano.

Ressaltou que o exercício Kwanza permitirá a avaliação do grau de operacionalidade da FOMAC, no âmbito da formação das forças armadas africanas.

"A nossa presença aqui testemunha os esforços empreendidos para a certificação da FOMAC e reflecte o engajamento dos estados membros da CEEAC para materializar as decisões tomadas pelos chefes de estado e de governo durante a 13º conferência da UA realizada em 2007 em Brazzaville", acrescentou.