PR inaugura novo Comando da Polícia em Luanda

prAs novas instalações do Comando Provincial da Polícia Nacional em Luanda, localizadas na Avenida Deolinda Rodrigues, foram hoje, quarta-feira, inauguradas, numa cerimónia orientada pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Situadas na antiga Direcção Nacional de Operações e Investigações (DNOI), o recinto vai acolher também a Direcção Provincial de Investigação Criminal.

A instalação é composta por sete blocos, sendo o primeiro de três andares reservado ao Comando Provincial, com gabinetes de trabalho, salas de reuniões, biblioteca, copas, entre outros.

Os blocos B, C e D, com um piso cada, estão reservados para refeitórios, incluíndo um para oficiais, unidade de cuidados médicos, ginásios e o Departamento de Operações, bem como gabinetes de trabalho e outros serviços.

O bloco E tem um anfiteatro, com sala VIP, e instalações de suporte ao Departamento de Investigação Criminal, equanto no F encontram-se os departamentos de Recursos Humanos e de Acidentes.

O último, o bloco G, com dois pisos, vai acolher os diversos serviços de apoio à Direcção Provincial de Investigação Criminal, camaratas, refeitórios, cozinha industrial, entre outras utilidades.

O projecto engloba igualmente um parque de estacionamento para 65 viaturas, estação de combustíveis, sistemas de vigilância e de TV centralizado.

Tem ainda sistemas automatizados de controlo de acessos, de detecção e combate à incêndios, subestação alternativa de energia, reservatórios de água e uma central eléctrica.

O Chefe de Estado visitou demoradamente as instalações, tendo recebido informações pormenorizadas, bem como testemunhado o acto de entrega formal do Gabinete de Reconstrução Nacional (GRN).

O comandante geral da Polícia Nacional, Ambrósio de Lemos, considerou a infra-estrutura uma mais valia, que vai contribuir para
melhorar as condições de trabalho dos efectivos, especialmente dos membros do Comando Provincial de Luanda, na sua tarefa de manter a ordem pública na maior e mais importante circunscrição político-administrativa do país.

Advogando a prestação de melhores serviços à população, o comissário geral anunciou que, neste âmbito ainda, estão totalmente concluídas também a construção das divisões da Samba e de Cacuaco, enquanto proximamente será entregue igualmente a Esquadra do bairro do Benfica.

Membros do executivo, dos comandos Geral e Provincial da polícia assistiram a cerimónia.