Presidente Eduardo dos santos a caminho da África do sul, politica e economia dominam a agenda.

dos_santos

O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, inicia hoje, segunda-feira,  em Pretória, a sua primeira visita oficial à África do Sul, a convite do seu homólogo, Jacob Zuma.

Um encontro, em privado, entre ambos os estadistas acontece na terça-feira para a análise de questões ligadas ao reforço das relações bilaterais, a conjuntura regional e internacional, entre outros aspectos.

Delegações dos dois países estarão reunidas para a assinatura de documentos que consolidarão as relações.

Entre estes documentos, três são memorandos de entendimentos entre os governos de Angola e o da África do Sul relativo à cooperação no domínio das obras públicas e desenvolvimento de infra-estruturas, outro atinente à cooperação nos domínios das tecnologias de informação e comunição e o último sobre petróleos entre a Sonangol e Petro SA.

Sabe-se ainda que serão rubricados dois acordos de cooperação, o primeiro no domínio dos transportes marítimos, marinha mercante e outros afins e sobre as artes e cultura.

Um protocolo de cooperação técnica entre o Instituto de Investigação Veterenária do Ministrio da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas e o conselho de pesquisa agrícola da África do Sul igualmente será assinado.

Entre os documentos consta também uma carta de intenções no domínio financeiro e técnico.

José Eduardo dos Santos será condecorado com a ordem Oliver Tambo, a mais alta distinção do Estado sul-africano.

Depositará uma coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido e irá deslocar-se a Roben Island, Cape Town, para visitar a prisão onde esteve encarceirado Nelson Mandela, durante 27 anos.

No quadro desta desloção de José Eduardo dos Santos à África do Sul, será realizado um fórum de negócios entre empresários dos dois países.