Levantada Cerca Sanitária do Cassenda

Levantada Cerca Sanitária do Cassenda

Em virtude do “caso 26”, que envolve um cidadão angolano que veio de Portugal no dia 18 de Março, mas não cumpriu a quarentena domiciliar, as autoridades haviam decretado cerca sanitária aos moradores do sector 3 no Cassenda.

Depois de 16 dias os moradores suspiram de alívio com levantamento da cerca sanitária.

Antes do levantamento da cerca sanitária, as autoridades efectuarem a análise de 160 amostras de pessoas suspeitas de contacto directo com os infectados.

Para além do corte da fita, que simbolizou o levantamento do cordão sanitário, os moradores receberem declarações de testes negativos da covid -19.

Apesar de terem testado negativo para a covid-19, em declarações à imprensa, a directora nacional de saúde pública, Elgas Freitas, apelou aos residentes do Cassenda para continuarem a higienizar as mãos com água e sabão, álcool gel, e a observarem o distanciamento.

Em relação ao documento que atesta que o exame do coronavírus dar negativo, responsável precisou que não há qualquer obrigatoriedade das pessoas andarem com os mesmos, mas quem achar que serve para alguma justificação pode o fazer.

Por seu turno o administrador do distrito urbano da Maianga, Fernando Cardoso, garantiu que se vai redobrar os seus esforços para que a distribuição de água potável seja melhorada, no sentido de permitir que os munícipes higienizem as mãos de forma regular e se evitem casos suspeitos.

Ainda em Luanda, mantém-se a cerca sanitária no Hoji-Ya-Henda, onde se colheu 3.335 amostras. Trata-se de uma região em que se despoletaram vários casos positivos por conta de um cidadão da Guiné Conacry (conhecido como “caso 31”), com mais de 75 contactos.