Ministra da Saúde solidariza-se com doentes do Hospital Geral de Ondjiva

Ministra da Saúde solidariza-se com doentes do Hospital Geral de Ondjiva

Sílvia Lutucuta escalou na tarde desta Terça-feira, ao Cunene, com cerca de 47 toneladas de medicamentos, camas hospitalares e material de biossegurança, em solidariedade para com os doentes do Hospital Geral de Ondjiva, afectados pelo incêndio da noite desta Segunda-feira que consumiu os dois blocos operatórios da maior unidade sanitária da província.

O incêndio deflagrou por volta das 22h00 de segunda-feira, num equipamento instalado no telhado do bloco operatório, tendo gerado intensa coluna de fumo e fogo, resultando em explosões das botijas de oxigénio.

O fogo só foi extinto por volta das duas horas manhã desta terça-feira, por 60 efectivos do corpo de bombeiros, apoiados por três viaturas de extinção de incêndio e pela população local.

Devido aos danos materiais causados, ainda por quantificar, a direcção do Hospital Geral de Ondjiva teve que evacuar 200 pacientes para centros de saúde e unidades escolares.

Dados preliminares apontavam para um curto-circuito como a provável causa do fogo, mas o comandante provincial dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, intendente de bombeiros Paulo Kalunga, afirmou à imprensa que o real motivo ainda está por determinar.

Durante a sua estadia de algumas horas no Cunene,   Sílvia Lutucuta inteirou-se dos danos causados no Hospital Geral de Ondjiva, visitou os doentes  transferidos no centro de saúde do Calcule, bem como o novo Hospital municipal do Cuanhama.

Conforme a ministra, os doentes serão transferidos para o novo Hospital Municipal do Cuanhama, que oferece melhores condições de acomodação.  

Reportagem de Esmael Paulo