Hospital Sanatório de Luanda agora é complexo Cardeal Alexandre do Nascimento

Hospital Sanatório de Luanda agora é complexo Cardeal Alexandre do Nascimento

A Unidade hospitalar que nasceu nesta terça-feira 30 de Novembro, passa a designar-se Complexo Hospitalar de Doenças Cardiopulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento.

Antes do corte da fita, o Arcebispo de Luanda, Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, dirigiu a oração, ladeado pelo Bispo Auxiliar emérito de Luanda, Dom Anastácio Kahango, os cónegos Antero Beije  e Apolonio Graciano e sacerdotes da Arquidiocese de Luanda.

A homenagem ao único Cardeal Angolano, com 96 anos que continua a servir o país e a Igreja Católica.

O nome do primeiro Cardeal de Angolano está ligado também à comunidade política, criação da Universidade Católica de Angola, reabertura da Rádio Ecclesia-Emissora Católica de Angola, bem como ao retomar, pela igreja, de várias infra-estruturas importantes de evangelização.
Dom Alexandre Cardeal do Nascimento nasceu no dia 1 de Março de 1925, em Malanje, onde se tornou bispo em 1975.

O Complexo Hospitalar Cardeal Dom Alexandre do Nascimento dispõe, agora, de um conjunto de componentes tecnológicas, com destaque para os serviços de ressonância e anatomia patológica, ambulatório com todas as valências de uma unidade docente, um bloco operatório com quatro salas e cuidados intensivos.  

Reserva 36 leitos em pediátrica, 60 na enfermaria de tuberculose multirresistente e igual quantidade para a área de "HIV/TB", bem como outros 20 na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) de infectados e 18 em cirurgia.

Dispõe, ainda, de serviços de broncoscopia, de cirurgia torácica, geral e cardíaca, hematologia, tomografia auxiliar computarizada, ultra-sonografia, entre outras tecnologias que vão ajudar na formação de especialistas em pneumologia, com destaque para os tisiologistas (responsável pelo estudo das causas, prevenção e tratamento da tuberculose).  

Entre as novidades estão, igualmente, a hemodinâmica, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), serviços de imagiologia, vários laboratórios e meios de diagnóstico.  

A nova unidade conta, também, com uma morgue com 18 gavetas, serviços de necrotério para a realização de autópsias e um Centro de Simulação Médica.

Foi inaugurada pelo presidente João Lourenço, acompanhado pela Primeira-dama, Ana Dias Lourenço, pelo Vice-presidente da República, Bornito de Sousa e por membros do Executivo.