
O Presidente da República inaugurou o complexo hospitalar, Pedro Maria Tonha “Pedalé”, no Morro Bento em Luanda.
A infraestrutura compreende um lote de terreno com área total de cerca de 32 mil m2.
O edifício principal desenvolve-se em três pisos com uma área total de construção de 29.062 m2, onde estão incluídas as áreas técnicas exteriores.
O complexo hospitalar inclui, para além do edifício principal, mais 3 edifícios, um que albergará os serviços administrativos, um centro de formação em cirurgia robótica, laboratório de histocompatibilidade, um para estacionamento (com um heliporto na cobertura) e, por último, o terceiro, de apoio.
No seu discurso de abertura, a ministra da saúde Sílvia Lutucuta, falou das valências da instituição, tendo destacado a modernização e tecnologia de última geração.
João Lourenço, esclareceu que o Hospital Pedro Maria Tonha "Pedalé é para o benefício da população no geral".
O Presidente da República falou ainda da contínua formação dos profissionais de Saúde quando questionado sobre a possibilidade um concurso para um funcionamento integral do hospital e lembrou que os investimentos no sector da Saúde estão a ocorrer em todo o país.
Na estratégia de construção de infra-estruturas hospitalares, aclarou, o Executivo procurou criar um cinturão de protecção em Luanda, através de unidades de saúde de 200 camas e de níveis terciários.
E sobre a cólera e seu impacto, João Lourenço diz que o Governo constata com satisfação porque os indicadores dos seus efeitos estão quase que nulos.
Update your browser or Flash plugin