Jovita André é a nova bastonária da Ordem dos médicos de Angola

Jovita André é a nova bastonária da Ordem dos médicos de Angola

A médica reumatologista Jovita André foi eleita, este sábado, 26, a nova bastonária da Ordem dos Médicos de Angola (OMA), após obter 327 votos, num processo marcado por uma taxa de abstenção que ultrapassou os 90% do universo de mais de 4.000 médicos inscritos.

Na disputa, a ginecologista Eurídice Chongolola ficou em segundo lugar, com 269 votos, enquanto a endocrinologista Manuela Sande arrecadou 62 votos. O ortopedista Pedro da Rosa, inicialmente candidato, suspendeu a sua participação por razões de saúde.

Apesar da vitória, o número reduzido de votantes levanta questionamentos sobre o nível de envolvimento e participação da classe médica na vida institucional da Ordem.

Em declarações à imprensa após o anúncio oficial, Jovita André sublinhou que a sua prioridade será “valorizar a dignidade dos profissionais” e promover a excelência no exercício da medicina em Angola, prometendo maior diálogo com os associados.

A disputa, que inicialmente contava com quatro concorrentes, ficou reduzida a três, após a desistência do médico Ortopedista Pedro da Rosa, que suspendeu a candidatura por motivos de saúde.