Luanda acolhe reunião de peritos da saúde

syanga_abilioA conferência interministerial, que vai traçar estratégias para mitigar as doenças com factores ambientais coloca a mesma mesa peritos  da saúde e ambiente de 52 países  africanos.

Os peritos ao encontro, cuja cerimónia foi presidida pelo vice-ministro angolano do Ambiente, Syanga Abílio, estão a passar em revista a  implementação dos compromissos da Declaração de Libreville (Gabão), local onde decorreu o primeiro fórum (2008), seguido de discussões sobre os factores  ambientais de risco  para a saúde  humana  e a integridade  do ecossistema em África.

Reunidos no Centro de Conferências de Talatona, os participantes estão ainda a abordar questões relacionadas com  as parcerias globais existentes  para enfrentar os desafios da saúde e do ambiente, análise de sistemas para saúde e ambiente existentes nos países africanos.

Sistemas de vigilância da saúde e do ambiente,   convenções internacionais,   mecanismos nacionais de monitorização e avaliação,   parcerias para a advocacia, recursos do orçamento nacional para os programas de  saúde e ambiente, são entre outros temas a serem abordados neste primeiro dia de trabalho.

Para o segundo dia, de acordo com o programa a que a Angop teve acesso, os peritos vão analisar e avaliar documentos que têm a ver com  as carências dos países e identificação de falhas, disposições de alianças  estratégicas entre a saúde e o ambiente e dos projectos que constarão na Declaração de Luanda.

Espera-se com a realização desta segunda conferência interministerial da saúde e ambiente, que encerra no dia 26,   a  promoção das acções  atinentes aos factores de risco para a saúde associados à poluição, acesso à agua potável saneamento do meio ambiente e controlo das doenças  crónicas não transmissíveis e transmissíveis.

A promoção e a documentação de melhores práticas relativas ao equilíbrio do binómio ambiente sustentável e reforço dos sistemas de saúde,   são  outras expectativas almejadas.

A presidência deste encontro de peritos está a ser  assumida pela República de Angola (vice-ministro do Ambiente, Syanga Abílio),   enquanto a vice-presidencia  foi assumida pelo Mali.

A conferência de quatro dias é promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS),  o Programa  das Nações Unidas  para o Ambiente e pelo Governo angolano.

O primeiro fórum decorreu em Agosto de 2008, em  Libreville (Gabão), onde representantes de 52 países  africanos se comprometeram  a pôr em  acção os 11  pontos  tidos como prioritários para enfrentar os desafios  relacionados com a saúde e o ambiente.