Ministro da Saúde encontra-se em Genebra com Bill Gates

billministroO ministro angolano da Saúde, José Van-Dúnem, manteve, terça-feira, um encontro em Genebra (Suíça) com Bill Gates, co-presidente da Fundação Bill e Melinda Gates, a quem deu a conhecer os esforços que o governo tem desenvolvido na luta pela erradicação da pólio,  o combate ao paludismo e ao HIV/SIDA..

Durante o encontro realizado à margem da 64ª Assembleia Mundial da Saúde, que decorre no Palácio das Nações, o governante angolano realçou o compromisso do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, no combate à pólio e à pobreza, por esta ser um dos factores que torna as populações vulneráveis à doença.

José Van-Dúnem falou dos desafios em termos de financiamento e de algumas dificuldades que se registam no combate às referidas doenças nas zonas de difícil acesso e as condições de saneamento, mormente nas províncias de Cabinda e Kuando Kubango.   

Assegurou que têm sido realizadas anualmente campanhas de vacinação contra a pólio, com resultados positivos, mas indicou que se deve reforçar a vigilância. Como prioridades, apontou a necessidade da assistência técnica aos profissionais do ramo para enfrentar a doença.

Referiu que a vacinação de rotina das crianças abrange todas as municipalidades e que a estas será também atribuída a responsabilidade para os casos de malária, sida e a diarreia, para facilitar a população o acesso aos medicamentos.

O ministro da Saúde participa quarta-feira na reunião dos ministros dos Países Não Alinhados. Esta reunião vai debater e adoptar um projecto de declaração relativo ao reforço do sistema de saúde internacional: Reforço da solidariedade global contra as pandemias, tratar a saúde e financiamento de sistemas de cobertura universal.

A Fundação Bill e Melinda Gates é a maior instituição de caridade do mundo criada em 2000. Os seus fundos sem fins lucrativos provêem doações de privados e tem como objectivo central a melhoria das condições de vida, nomeadamente na saúde, e a luta contra a pobreza.