OMS aponta metas para prevenção da mortalidade pela febre-amarela em Angola

OMS aponta metas para prevenção da mortalidade pela febre-amarela em Angola

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que Angola vai ter de imunizar com urgência 19,3 milhões de pessoas, em 12 províncias, para travar a epidemia de febre-amarela no país, que já provocou pelo menos 218 mortes.

A informação da OMS, divulgada esta Segunda-feira em Luanda, surge na sequência da visita que a diretora-geral daquela organização das Nações Unidas está a fazer, até esta terça-feira, à capital angolana, precisamente para "analisar e apoiar a resposta" à epidemia de febre-amarela.

A representante da OMS, já visitou o Hospital Geral de Luanda, no bairro Camama, onde constatou o  funcionamento e capacidade da instituição hospitalar. A médica percorreu as principais áreas que compõem a unidade sanitária, como o banco de colheita de sangue, e a área de tratamento da febre-amarela do Gabinete Provincial de Luanda.
A médica de medicina interna do Hospital Geral de Luanda Ana Araújo informou que a unidade registou nos últimos meses 122 casos de febre-amarela, dos quais 67 pacientes receberam alta. 
Margaret Chan visitou ainda o posto de vacinação instalado na Igreja de São Paulo, onde decorre uma grande campanha de combate às duas epidemias. No local, Margaret Chan encorajou o trabalho e as iniciativas de sensibilização levadas a cabo pelos jovens voluntários da comunidade. “Com o vosso trabalho podem ajudar muita gente na comunidade a prevenir doenças”, afirmou Margaret Chan, que também visitou a Cidade do Kilamba