Governo vai alargar a vacinação contra febre-amarela pelo país

Governo vai alargar a vacinação contra febre-amarela pelo país

A Organização Mundial da Saúde (OMS) vai apoiar o governo angolano com meios financeiros e pessoal, visando combater o surto de febre-amarela e outras doenças em Angola.

A revelação foi feita esta Terça-feira, pela directora daquele organismo internacional, Margareth Chan no final da audiência que lhe foi concedida pelo presidente da república José Eduardo dos Santos.

Ao falar em conferência de imprensa no auditório do Ministério da Saúde, no final da sua vista de dois ao país, a responsável mundial disse que o “aedes aegypti é um insecto muito inteligente, capaz de se reproduzir mesmo em poucas quantidades de água”.

Neste sentido, salientou a importância de se livrar dos focos de lixo, dos contentores vazios e das águas estagnadas, já que dois terços dos mosquitos desenvolvem-se nos lares.

Lembrou que as pessoas provenientes de países endémicos, incluindo Angola, devem sempre acompanhar-se do cartão de vacina internacional da febre-amarela nas suas deslocações.

Alertou que caberá ao país endémico certificar que os seus viajantes sejam vacinados antes de deixar o mesmo.

No que toca às medidas de emergências, referiu ter sido já recomendada a fabricação de mais doses de vacinas a quatro fabricantes, uma vez que as únicas seis milhões de doses de stock da OMS foram encaminhadas para Angola.