O país precisa de 1.500 magistrados revela procurador-geral da república

 O país precisa de 1.500 magistrados revela procurador-geral da república

O País conta a partir de hoje com 431 procuradores, com o ingresso na manhã desta terça-feira de mais 87 magistrados do Ministério Público, cuja cerimónia de tomada de posse teve lugar no Palácio da Justiça, presidida pelo Procurador-Geral da República.

Apesar do número de magistrados, João Maria de Sousa disse que o Ministério Público ainda não conseguiu se instalar em pelo menos 87 dos 162 municípios que compõem o território nacional.

João Maria de Sousa, que falava na cerimónia de tomada de posse de 87  novos magistrados do Ministério Público, considera que o Ministério Público ainda não conseguiu instalar-se em 86 municípios, dos 162 que integram a actual divisão político-administrativa do país mesmo com o concurso destes novos procuradores.
O país conta hoje com apenas 359 magistrados do Ministério Público no activo,  uma cifra reduzida tendo em conta a dimensão territorial do país e a sua densidade populacional. Portugal que tem uma dimensão territorial 14,5  vezes inferior que Angola, com uma população inferior a 12 milhões de habitantes, e que conta com mais de 1.600 procuradores.

{flexiaudio}18506{/flexiaudio}