Ministro da educação pede calma aos professores diante da má qualidade de ensino em Angola

Ministro da educação pede calma aos professores diante da má qualidade de ensino em Angola

A Cidade do Sumbe na Província do Kwanza- Sul, acolheu as festividades do 40º aniversário do dia educador, acto presidido por MPinda Simão Ministro da Educação que apelou calma aos professores.

Mpinda Simão no acto central apontou factores que concorrem para a qualidade de ensino como o asseguramento das infra-estruturas, material didáctico, gestão, inspecção e supervisão, professores motivados e comprometidos com a causa da educação.

Realçou que os resultados do estudo  sobre a qualidade  da educação do corpo docente, realizado pela  comissão interministerial  para a elaboração do estudo sobre a qualidade da educação em Angola, evidenciou a má preparação psico-pedagógica de  alguns docentes  tem influenciado  no rendimento dos discentes e confirmou  a existência de docentes pouco motivados nas instituições.

 Concorrem a esta situação factores como o absentismo, salários incompatíveis com as respectivas categorias, as distâncias longas entre as residência e a instituição de ensino e a promoção do docentes na carreira, o que influencia na assiduidade e permanência dos docentes nas instituições de ensino e no cumprimento do calendário lectivo.

Avançou que ao longo dos últimos 40 anos foram desenvolvidas acções como  a nacionalização da educação, implementação do sistema de educação de Angola Independente (1º reforma educativa),  preparação das condições para implementação da 2º reforma educativa.

{flexiaudio}19259{/flexiaudio}