Nos 56 anos de início da luta armada Bispo da CEAST defende melhor distribuição das riquezas do país

 Nos 56 anos de início da luta armada Bispo da CEAST defende melhor distribuição das riquezas do país

Para o Bispo de Mbanza Congo, Dom Vicente Carlos Kiazico, a data que também foi determinante para o alcance da independência do país, deve se reflectir na melhoria das condições do povo.

{flexiaudio}19671{/flexiaudio}

O acto central do dos 56 anos da luta armada de libertação nacional, “ O 4 de Fevereiro” aconteceu no Marco histórico do Cazenga e presidiu o acto a Ministra da Cultura Drª Carolina Cerqueira, que no seu discurso disse que a data recorda os heróis que se arrojaram na luta pela nossa autodeterminação e pela Independência do país.

Segundo Carolina Cerqueira, foi no dia 4 de Fevereiro de 1961 que um grupo de angolanos pegou em catanas e se dirigiu às cadeias de Luanda, para libertar os presos políticos e mostrar ao mundo que o regime colonial português podia e devia ser derrotado, atacando a catana e outros meio a Casa de Reclusão e a Cadeia de S. Paulo, ambas na capital angolana.

Adianta ainda que foi graças ao exemplo de valentia e de patriotismo que o Movimento de Libertação Nacional progrediu e se expandiu para as distintas áreas do país, resultando na proclamação da Independência nacional em 1975.

“Rendemos aqui homenagem a todos quantos resistiram ao poder colonial e a todos quantos lutaram, com armas na mão, para a libertação da Pátria Angolana”, sublinhou.

Apelou à juventude a estudar a história do país e honrar os seus heróis, muitos dos quais ainda em vida.