Lançada Campanha cívica eleitoral a nível nacional

Lançada Campanha cívica eleitoral a nível nacional

 André da Silva Neto, presidente da CNE, disse esperar que a  campanha de educação cívica eleitoral, lançada em simultâneo em todas as províncias, alcance resultados na mobilização e sensibilização dos eleitores para as eleições.  

A campanha foi lançada esta Quinta-feira, 23 de Junho, numa cerimónia orientada pelo presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), André da Silva Neto.

A CNE, assegurou, pautar por uma educação cívica eleitoral de qualidade, capaz de preencher as possíveis faltas de informação relacionadas com o processo eleitoral, igualmente um instrumento capaz de ajudar a consolidar a paz, a democracia e a reconciliação nacional, acrescentou Andre da Silva Neto.

As linhas de força da campanha, apresentada pelo comissário nacional da CNE, Agostinho Miguel Lima, dividem-se em três fases. A primeira refere-se a democracia, cidadania e ao conceito de eleições gerais, nos termos da lei.

A segunda fase prende-se com a divulgação, consulta dos cadernos eleitorais e localização das assembleias de voto.

Trata-se de uma fase que visa elevar a consciência dos eleitores e certificar que os respectivos nomes constam dos cadernos eleitorais.

A terceira fase da campanha visa esclarecer os eleitores sobre o significado do voto, os locais onde o sufrágio deve ser feito e como deve ser feito, bem como o valor do voto em sociedades democráticas.

A campanha de educação cívica eleitoral, cuja cerimónia de lançamento aconteceu simultaneamente em todas as capitais de províncias, vai decorrer em todo o país até ao dia do sufrágio sob o lema “vota pela paz e pela democracia”.