Angola disponibiliza mais de 1 bilião de Kz no apoio aos refugiados

Angola disponibiliza mais de 1 bilião de Kz no apoio aos refugiados

Um bilião, 647 milhões, 36 mil e 998 kwanzas é o valor que o Governo angolano disponibilizou, até ao momento, para as actividades de auxílio aos refugiados da região do Kassai (RDC), na província angolana da Lunda Norte.

Estes dados foram avançados esta segunda-feira, em Luanda, pelo ministro da Assistência e Reinserção Social, Gonçalves Muandumba, durante um encontro com membros do corpo diplomático acreditado em Angola.

O acto contou também com a presença da secretária de Estado das Relações Exteriores, Ângela Bragança para quem esta acção tem implicações financeiras e de segurança para Angola.

De acordo com o Ministro, estas verbas destinaram-se entre outros para o resgate de refugiados em situação de extrema vulnerabilidade, nas zonas de difícil acesso, gestão dos centros de aconselhamento provisórios de Cacanda e do Mussungue, que se encontram sobrelotados.

E o jornalista Anastácio Sasembele esteve na cidade do Dundo e visitou os centros de acolhimento de Cacanda e Mussengue, e apresenta – nos já a seguir o sofrimento de dezenas de crianças que tiveram de abandonar os estudos e as suas casas devido o conflito que se regista nas aldeias das províncias de kassai central e oriental.

{flexiaudio}20395{/flexiaudio}