CICA e ministério da justiça estreitam parceria para o reforço do registo de nascimento de menores

CICA e ministério da justiça estreitam parceria para o reforço do registo de nascimento de menores

O Ministério da Justiça garante maior cobertura do registo de nascimento à nascença.

Segundo a Secretária de Estado do Ministério da Justiça e Direitos Humanos, que falava a margem de um encontro promovido pelo CICA na Igreja Metodista de Icolo e Bengo, esses serviços serão instalados nos centros e unidades hospitalares do País e vão permitir a eliminação dos registos feitos de forma tardia.

Segundo a responsável, o encontro de esclarecimento, realizado esta Terça-feira, teve a ver com a apresentação de um relatório de monitoria social e de avaliação participativa da pobreza, realizado em sete provinciais do país, pelo Conselho de Igrejas Cristãs em Angola (CICA) e pela Comissão de Justiça e Paz da Huíla.
Com base neste relatório, verificou-se que algumas localidades ainda têm excessivo número de cidadãos, entre crianças, mulheres e homens, sem o registo. “Para facilitar todo trabalho realizado pelo Ministério da Justiça e Direitos Humanos e para o êxito da acção do CICA, resolvemos fazer este encontro de esclarecimento”.
No ano passado, foi lançada a campanha de divulgação sobre paternidade responsável “Eu apoio”, que visa despertar a sociedade sobretudo os homens para o registo das crianças à nascença.  

{flexiaudio}22848{/flexiaudio}