Reforçada prevenção do tráfico de seres humanos em Angola

Reforçada prevenção do tráfico de seres humanos em Angola

Realizou-se uma acção formativa sobre o combate ao tráfico de seres humanos para profissionais do sistema de Justiça Penal em Angola, onde a secretaria de estado Ana Celeste Januário, defendeu, mais denúncias e condenação de casos de tráfico de seres humanos no país.

Ana Celeste, defendeu que o fenómeno sobre o tráfico de seres humanos deve ser combatido com rigor, garantindo que o sector da Justiça está a trabalhar para que haja mais denúncia de casos, bem como a educação das pessoas para que não entrem neste tipo de práticas.

Os casos mais preocupantes em Angola estão em Luanda, Cabinda, Zaire, Lunda -Norte e Cunene.

A base de dados do País tem mais de 80 casos, sendo que a maioria se encontra em investigação. Até agora, 20 destes casos já foram julgados.

Falando da campanha internacional “Coração Azul”, já em curso no país, e da aprovação, na última sexta-feira, do Plano Nacional de Acção de Prevenção e Combate de tráfico de Seres Humanos, Ana Celeste Januário, disse que o Estado Angolano tem sido cada vez mais evidente, tendo em conta o número de casos que têm sido divulgados e registados.

A par das iniciativas do Executivo, informou que a Assembleia Nacional tem desempenhando um papel fundamental neste processo, com a aprovação da legislação para combater este fenómeno.