Coronavirus: Bispos pedem que autoridades redobrem atenção

Coronavirus: Bispos pedem que autoridades redobrem atenção

O Governo angolano retirou a Nigéria, o Egipto e a Argélia da lista de países abrangidos pela proibição de entrar no território devido à epidemia de Covid-19, segundo o secretário de Estado para a Saúde Pública.

Franco Mufinda esclareceu que a comissão interministerial angolana resolveu retirar os países africanos que reportaram apenas um caso, mantendo a China, Itália, Coreia do Sul e Irão entre os países cujos cidadãos estrangeiros não-residentes estão proibidos de entrar.

Quanto à entrada de angolanos e cidadãos residentes em Angola provenientes destes quatro países "as portas estão abertas", devendo, no entanto, ser observada quarentena, disse o secretário de Estado, garantindo que "há capacidade para poder acolher" os cidadãos.

Segundo Franco Mufinda, o centro de quarentena instalado em Calumbo tem capacidade para 250 camas, existindo um outro na Barra do Kwanza, cuja capacidade não especificou, estando ainda prevista a abertura de um terceiro centro.

O Arcebispo do Lubango, Dom Gabriel Mbilingui, instou nesta Quarta-feira as autoridades sanitárias angolanas, a a redobrarem a atenção para que o surto de coronavirus que afecta em grande medida a Ásia e Europa, não atinja o pais.

Reportagem de José de Belém