Manifestações em Cafunfo resultam em mortes e vários feridos

Manifestações em Cafunfo resultam em mortes e vários feridos

Jovens que se manifestavam contra a falta de condições sociais na vila mineira de Cafunfo, município do Cuango, província da Lunda Norte foram mortos a queima-roupa por agentes de defesa e segurança.

A Polícia Nacional na Lunda Norte esclarece que a resposta à “tão evidente rebelião” e a tentativa de dispersar os manifestantes, “em legítima defesa", resultou na morte de seis elementos e outros três feridos, ligados ao referido movimento, sem estatuto legal, no quadro da legislação em vigor na República de Angola. 

De acordo com o comunicado de imprensa, os dois oficiais feridos, cujas patentes não foram reveladas, pertencem à Polícia Nacional e às Forças Armadas Angolanas (FAA). 

A denúncia policial acrescenta, ainda, que os manifestantes vandalizaram, também, uma viatura que se encontrava nas imediações da esquadra policial, que os mesmos queriam tomar de assalto. 

Os cerca de 300 elementos eram portadores de armas de fogo do tipo AKM, caçadeiras, ferros, paus, armas brancas e pequenos engenhos explosivos artesanais e dirigiram-se às instalações da esquadra policial de Cafunfu, para a sua ocupação, com a pretensão de aposição de uma bandeira pertencente ao movimento, esclarece a Polícia Nacional.