Governo cria uma Task força para o combate da fome e seca no sul de Angola

Governo cria uma Task força para o combate da fome e seca no sul de Angola

Com esta acção,  pretende-se dar resposta as necessidades das populações afectadas pela seca e estiagem que se regista no sul do país, mormente às questões imediatas, de curto e longo prazos, como o desassoreamento e a construção de diques, reservatórios e canais de retenção de água, bem como a distribuição de alimentos e outros bens essenciais a sobrevivência das populações.

O plano de intervenção inclui ainda o reforço do sistema de abastecimento de água com a entrega de mais de 3 mil motos cisternas.

Segundo a ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, apesar dos esforços permanentes de assistência imediata às populações afectadas, a situação demanda uma intervenção numa abordagem diferenciada e de proximidade, por meio da instalação temporária de uma task force no terreno, com posto de comando na Cahama, para garantir a implementação da estratégia de mitigação dos efeitos da seca no sul do país e o respectivo plano de acção.

Entre os principais objectivos, segundo a também coordenadora da comissão multisectorial, consta a garantia do desenvolvimento das operações logísticas, operacionais e técnicas no terreno em articulação com as autoridades locais, governos províncias e sociedade civil organizada.

A propósito, o ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança da Presidência da República, Francisco Furtado, avançou que particular atenção será dada ao processo de distribuição de água e bens alimentares nos próximos dois meses.

Indicou que os municípios do Curoca e da Cahama requerem maior atenção, por apresentarem um quadro que carece de uma intervenção urgente pelo facto de estarem com uma reserva de água para 6 ou 8 semanas apenas.