
Dois cidadãos supostamente de nacionalidade russa foram detidos na quinta-feira, em Luanda, por associação criminosa, financiamento ao terrorismo e falsificação de documentos, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC).
O SIC adianta que os cidadãos foram detidos por fortes indícios de recrutamento e financiamento de cidadãos nacionais para produção de matérias de propaganda e difusão de informações falsas nas redes sociais, promoção de manifestações e pilhagem.
Segundo o SIC, a detenção dos implicados decorre de uma aturada investigação em curso, que detectou que os mesmos estão ligados a organizações criminosas internacionais, que actuam em África e se dedicam a produção de estratégias de campanhas de desinformação e propaganda nas redes sociais nos países em fase de pré-campanhas ou mesmo em campanhas eleitorais, legislativas ou presidenciais, para mudança de regimes legalmente estabelecidos, através da alteração da ordem.
Foram também apreendidos valores monetários em Dólares norte-americanos, kwanzas e rublos, moeda russa.
Conforme o documento, o SIC está no encalço de outros suspeitos já identificados, que receberam os montantes em Dólares norte-americanos e kwanzas que seriam utilizados para financiamento de manifestações nas províncias de Luanda e Benguela.
Update your browser or Flash plugin