Comunicar é construir pontes entre as pessoas

Comunicar é construir pontes entre as pessoas

Luísa Rogério, comunicadora comprometida com o serviço público da informação e voz ativa na promoção de um jornalismo ético e responsável no Continente Africano vê como importante formar os jornalistas profissionalmente a serem pessoas sensíveis às realidades sociais, culturais e políticas de África.

A defesa da liberdade de imprensa, da liberdade religiosa, a dignidade da profissão jornalística e a valorização do papel do jornalista como construtor da paz, justiça e reconciliação são dentre outros valores a serem promovidos nas Escolas de Jornalismo.

Em recente entrevista aos Media Vaticano, Maria Luísa falou da sua experiência na cobertura de conflitos armados e das negociações de paz em Angola e das eleições gerais na República Democrática do Congo, que a ajudou a aguçar a atenção às narrativas africanas contadas a partir de África. Ela frisou de que é necessário colocar no centro as comunidades, as mulheres, os jovens, crianças pois são as primeiras vítimas da situação, e “partir pedras para buscar respostas existenciais” que garantam resiliência e comuniquem a esperança aos desfavorecidos.

Reportagem de Irmã Olga Massango, FSP da Rádio Vaticano