Jornalistas em Benguela prestam declarações

jardim milionario.jpgOs jornalistas Zé Manel, da Rádio Ecclesia, e Francisco Rasgado, Director do jornal Chela Press começaram a prestar declarações esta segunda feira no departamento provincial de investigação criminal, órgão afecto ao comando da polícia nacional em Benguela.

  O processo se deve a publicação de matérias sobre o badalado caso Jardim milionário de Benguela. 

 Segundo o jornalista da RADIO ECCLESIA, o processo foi instaurado pelo primeiro secretário do MPLA da província de Benguela. Francisco Rasgado, Director do jornal Chela Press considera como sendo uma intimidação a classe jornalista de Benguela.

 Jornalistas Zé Manel, da Rádio Ecclesia, e Francisco Rasgado, Director do jornal Chela Press, prestam declarações ao Departamento Provincial de Investigação Criminal, órgão afecto ao comando da polícia nacional em Benguela.

  O processo se deve a publicação de matérias sobre o badalado caso Jardim milionário de Benguela. 

Notificações e julgamentos a jornalistas fazem o cenário da última semana no País.   Nos últimos dias o jornalista Eugénio Mateus foi condenado a 3 meses de prisão, suspensa por dois anos pelo Tribunal provincial de Luanda.

  Em Benguela dois jornalistas foram notificados  pela Direcção Provincial de Investigação criminal, quando em Luanda há ainda a registar a notificação sobre Tandala Francisco, director do jornal à capital, acusado de ferir a honra do Chefe de Estado.

  Em todos estes casos estão queixas dirigidas por titulares de cargos públicos, que ao que tudo indica visaram ao mesmo tempo profissionais da imprensa.  Na maioria dos processos os tribunais acabam declinando culpas sobre os visados, o que levanta suspensões sobre a independência do poder judicial. Em todos estes processos os profissionais são acusados de ferirem honras,  de difamarem e caluniarem, figuras e Instituições do Estado.