Moradores do Camama desalojados

martelo demolidor.jpgMoradores do bairro Camana, no município do Kilamba Kiaxi estão a ser desalojados por homens armados. A destruição começou a semana passada e, actualmente os desalojados dormem ao relento segundo contam alguns moradores á Ecclésia.

 Segundo o Advogado André Dambi, os moradores daquela área estão a ser desalojados por elementos armados.

 Perante as demolições que acontecem na cidade capital, a Sociedade civil deseja que as autoridades de Luanda quebrem a burocracia e sejam mais céleres no período de aquisição de terras.

 

Emílio Manuel activista de direitos da Open society pronunciou-se quanto as demolições no município do Kilamba Kiaxi, nas zonas de  Camama 2, nos conhecidos bairros Iraque e Bagdad, de acordo com o activista de direitos humanos tem-se   registado nos últimos tempos expropriação de terras de forma esforçada sem o cumprimento da lei, o que carece de uma urgente intervenção.

 

Para o activista, o processo burocrático que deve viabilizar a cedência de parcelas de terra para construção de moradias, por parte dos cidadãos, é geralmente lento, daí a tomada se verificar situações desagradáveis de disputa de terrenos. 

 

Os populares do bairro Iraque e Bagdad que afirmam terem adquiridos as parcelas de terra de forma legal, disseram ainda que o bairro foi inaugurado em 2005 pelos membros do governo.