Casos de Gripe A em Angola

gripe_a.jpgQuatro casos de Gripe A (HN1) foram notificados no país, na semana de 17 a 23 de Agosto, em dois cidadãos de nacionalidade brasileira e duas angolanas.
 
A informação foi divulgada nessa terça-feira, pelo ministro da saúde, José Van-Duném, numa conferência de imprensa a propósito.
 
 Todos os casos foram notificados na capital do país, Luanda, sendo o primeiro  em um cidadão brasileiro, de 24 anos de idade, proveniente de Brasília e São Paulo, internado na clínica Girassol, em Luanda, com teste rápido para Influenza A negativo, mas com sintomas da doença.
 
 
O segundo caso foi detectado em uma cidadã nacional, de 28 anos de idade, com estadia em Joanesburgo, com início de sintomas no dia 19 de Agosto, com teste rápido positivo.
 
 O terceiro foi também em uma cidadã angolana, de 46 anos, da mesma família, com estadia em Espanha e Portugal, com sintomas clínicos desde o dia 18 de Agosto, com teste também positivo, enquanto o quarto caso foi detectado em outro cidadão brasileiro, de 44 anos de idade, saído do Brasil, com sinais desde 10 de Agosto, também com teste positivo.
 
 Estes cidadãos e os contactos, segundo o ministro, estão em quarentena nas suas próprias residências, com estado clínico estável, e estão a ser seguidos pelas equipas de vigilância epidemiológica, tendo sido tomadas medidas de controlo, aconselhamento, tratamento e seguimento.