Situação dos medicamentos no país

medicamentos_1.gifUm funcionário da saúde denunciou em exclusivo a Ecclesia a existência de medicamentos caducados em alguns centros de saúde em Luanda. O agente que preferiu o anonimato fala igualmente de escassez e desvio de fármacos.
 
A direcção Nacional de medicamentos reconhece falhas na rede de distribuição e deixa algumas promessas.
 
Falta de medicamentos preocupa pacientes nos centros de saúde e hospitais da capital e no interior do país a situação pode ser pior. Essa possibilidade é levantada pelo Padre Daniel Malamba.
 
O analista social da Ecclesia considera que as populações do interior do país atravessam maiores dificuldades na aquisição de medicamentos por falta de condições sociais e económicas. O sacerdote reconhece que no país os fármacos não estão disponíveis nos serviços públicos de saúde, mas adianta que  a lei prevê a distribuição gratuita.
 
 Os vendedores estão de volta, depois de decisão do governo provincial de Luanda ter proibido a venda nos mercados informais.Nos Kwanzas, os vendedores agrediram o administrador do mercado pelo facto de pressionar a desistência da venda de medicamentos.
 
Ainda sobre saúde... No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro existe apenas um medico do Ministério da saúde para supervisionar aqueles que entram no país  vindos de  países  afectados pela Gripe A.