Forum Ecclesia de Hoje

"Acesso aos medicamentos em algumas unidades hospitalares da capital", tema em debate no fórum Ecclésia desta quarta-feira.
 
medicamentos.jpgDe acordo com os ouvintes que participaram ao fórum, as farmácias particulares e mercados informais são os recursos para que os pacientes muitas vezes encontrem dificuldades na aquisição dos medicamentos devido ao preço de venda. No mercado dos Kwanzas a situação parece ter voltado a primeira forma.
 
Os vendedores de medicamentos estão de volta, depois de decisão do governo provincial de Luanda em proibir a venda do produto. 
 
No Kikolo, município de Cacuaco os vendedores agrediram o administrador do mercado pelo facto de pressionar a desistência da venda de medicamentos.
 
O Padre Daniel Malamba, analista social da Ecclésia considera que as populações do interior do país atravessa maiores dificuldades na aquisição de medicamentos em relação as da capital, por falta de condições sociais e económicas.
 


Por outro lado, Daniel Malamba reconhece que no país os fármacos não estão disponíveis nos serviços públicos de saúde, mas a lei prevê a distribuição gratuita.
 
 "Acesso aos medicamentos em algumas unidades hospitalares da capital", tema em debate no fórum Ecclésia desta quarta-feira.
 
Angola registou os primeiros casos de gripe A, dois cidadãos brasileiros recém chegados ao país e dois angolanos, que viajaram recentemente para a África do Sul e para Portugal com passagem por Espanha, divulgou o Ministério da Saúde angolano.
Foi numa reunião regular da Comissão Interministerial de acompanhamento e prevenção da gripe A em Angola, realizada na terça-feira, que o ministro da Saúde, José Van-dunem, divulgou o surgimento dos primeiros casos em Angola.
O ministro adiantou ainda que as quatro pessoas infectadas estão em quarentena nas suas casas e o diagnóstico foi obtido depois de estas se terem deslocado aos serviços de saúde com sintomas.
Vírus da Gripe H1N1 chega Angola, autoridades sanitárias falam em quatro casos.
 
José Van-dunem; diz que os casos que foram registados pelas equipas epidemiológicas não são graves.
 
O Ministro da Súde garante que as vitimas já estão a  ser assistidas. O ministro de tutela revela ser importante reforçar os sistemas de saúde para se poder dar respostas e travar a transmissão do vírus internamente; ainda assim José Van-dunem diz não haver razões para pânico.
 
A reportagem da Ecclesia, constatou que, neste momento, o Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro com apenas com uma medico do Ministério da saúde, que controla os passageiros que vem dos países mais afectados pela Gripe A.