Novas Unidades Sanitarias em Luanda para prevenir a Gripe A

criancasprevenirga.jpgMais três unidades sanitárias de referência da província de Luanda foram integradas no sistema de vigilância epidemiológica contra a Gripe A (HIN1), cujo número de casos continua inalterado no país.
 
Segundo o relatório do grupo técnico da Comissão Interministerial para a Prevenção da Gripe A, reunido hoje, nesta cidade, as unidades são a Clínica Multiperfil, a Maternidade Lucrécia Paím e o Hospital Sanatório.
 
De acordo com o relatório, essas instituições juntam-se aos hospitais do Prenda, Josina Machel e Américo Boavida, que desde o registo do primeiro caso vêm assistindo os doentes. 
 
Falando à imprensa, à margem da reunião, a vice-ministra dana última semana foram registados 11 casos dos quais nove na província de Luanda e dois no Bengo.
 
Dada a gravidade que a situação possa vir a apresentar, solicitou a divulgação massiva na imprensa de normas de higiene máxima, como lavar várias vezes as mãos com água e sabão, evitar o contacto destas com os olhos, nariz e boca e limpeza frequente das superfícies sujeitas ao contacto com as mãos.
 
Saúde, Evelize Frestas, referiu que constam das orientações para impedir a contaminação a utilização de um lenço de papel para cobrir a boca em caso de espirro ou tosse, bem como evitar aglomeração de pessoas.