2.227 angolanos deportados da República Democrática do Congo (RDC)

retornados.jpgUm total de 2.227 angolanos deportados da República Democrática do Congo (RDC) atravessou a fronteira terrestre do Luvo, província do Zaire, o que eleva para mais de 3.500 os repatriados através deste posto, informou nesta quinta-feira a agência Angop.

Já o governo da RDC afirma que quatro mil congoleses chegaram ao país na última quarta-feira, depois de serem expulsos por Luanda.

Dados da Direção Provincial da Assistência e Reinserção Social no Zaire, citados pela agência Angop, indicam que, até o final da manhã desta quinta, cerca de 3.500 angolanos expulsos atravessaram a fronteira do Luvo.

Além de pelo Zaire, os deportados também entram pelas fronteiras angolanas nas províncias de Cabinda e Uíge.


Os deportados, muitos dos quais moram no país vizinho há anos, se concentram na fronteira do Luvo, 60 quilômetros a norte de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, e afirmam que ficaram sem seus pertences durante a deportação, explica a agência angolana.

As repatriações forçadas do Congo-Kinshasa começaram na segunda-feira, depois que o Parlamento congolês aprovou uma resolução de expulsão de angolanos, o que foi visto por Luanda como uma resposta às operações de deportação de congoleses ilegais das regiões diamantíferas de Lundas Norte e Sul.

O governador da província angolana do Uíge, Mawete Baptista, afirmou que mais de mil angolanos expulsos da República Democrática do Congo se concentram junto à fronteira de Kimbata.

A mesma fonte explicou nesta quinta-feira que, nos próximos dias, são esperados mais 15 mil no mesmo local.

Na fronteira do Luvo, a agência Angop cita Ngonde Manuel, angolano que mora há mais de 53 anos em Kinshasa (RDC) e com status de estrangeiro residente, que afirma ter sido pego de surpresa pelas autoridades migratórias locais e diz ter perdido todos os seus bens.

O vice-ministro angolano das Relações Exteriores, George Chicoty, disse nesta quinta que as autoridades angolanas mantêm contactos "ao mais alto nível" com o governo congolês para "conter" a expulsão de cidadãos angolanos.

O administrador de Moanda (RDC), Guillaume Ngongo Ngongo, afirmou também nesta quinta que cerca de quatro mil congoleses na última quarta-feira ao território da Província do Baixo Congo, depois de terem sido expulsos da cidade angolana do Soyo.

Citado pela Rádio Okapi, emissora da ONU, Ngongo Ngongo afirmou que uma missão de várias agências das Nações Unidas e outras organizações humanitárias deverá chegar nos próximos dias ao Baixo Congo.

O número de angolanos que entram no país pelas fronteiras das províncias do Zaire, Cabinda e Uíge já atingiu os três mil, por causa da repatriação forçada promovida pelo governo congolês,
que ocorre desde segunda-feira.