Angola e a República Democrática do Congo chegaram a acordo para suspender as expulsões

Angola e a República Democrática do Congo chegaram a acordo para suspender as expulsões de cidadãos entre os dois países, noticiaram os media congolenses.

A notícia do entendimento foi adiantada pelo diário congolês "Le Potentiel", segundo o qual o acordo foi conseguido depois de um encontro entre uma delegação angolana chefiada pelo vice-ministro das Relações Exteriores, George Chicoty, que nessa segunda-feira voou para Kinshasa, e o Presidente da República Democrática do Congo, Joseph Kabila.


 
Segundo o jornal português O Publico, o site da Televisão Pública de Angola avançou também que Kabila ordenou a suspensão da expulsão de cidadãos angolanos, em resposta a uma mensagem enviada pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, que lhe foi entregue por Chicoty.

Para hoje, segundo o site digitalcongo.net, estão previstos encontros de trabalho entre delegações dos dois países e poderá ser divulgado o conteúdo do acordo. Segundo disse vice-ministro das Relações Exteriores, Jorge Chicoty, citado pela televisão angolana, a questão será agora objecto de "acertos entre os grupos técnicos".

Mais de 30 mil angolanos foram expulsos da República Democrática do Congo, em retaliação ao repatriamento que Angola tem feito nos últimos anos de congoleses - cerca de cem mil, segundo a agência Lusa. Luanda afirma que esses estrangeiros estavam no país em situação ilegal, designadamente a trabalhar nas zonas diamantíferas.