São Silvestre - uma iniciativa centenário da Igreja Católica


corridaA corrida pedestre de fim-de-ano São Silvestre foi instituída pela Igreja Católica, em memória ao Papa com o mesmo nome, natural de Roma (Itália), que governou no período de 314 a 315 depois de Cristo e morreu no dia 31 de Dezembro.

Devido aos seus feitos em defesa da fé, além de ter construído as basílicas de São Pedro, a lateranense, que se tornou residência dos papas, a Igreja Católica escolheu a data da sua morte para canonizá-lo.

Das manifestações em torno da morte do Santo Papa, destaca-se a prova pedestre, aberta a todos os cidadãos, numa homenagem que começou em Roma, mas que se estendeu pelo mundo, tornando-se na corrida mais popular ao longo dos tempos.

Segundo ANGOP em Angola, a prova começou a disputar-se em 1954, porém em 1985 passou a designar-se Demósthenes de Almeida, em memória ao impulsionador do atletismo nacional, Demósthenes de Almeida Clington.

Em 2002 passou a chamar-se novamente São Silvestre. Inicialmente com carácter nacional, a sua internacionalização registou-se apenas a partir de 1964, esta prova que tem sido inteiramente dominada por atletas etíopes, tanto na classe masculina como na feminina, com mais de 10 e 05 triunfos, respectivamente.