Discurso Directo: Alcides Sakala

Discurso Directo: Alcides Sakala

Alcides Sakala Simões, embaixador, escritor, ex-guerrilheiro, docente universitário e Deputado à Assembleia Nacional de Angola, nasceu na Missão Evangélica do Chilume, Bailundo, a 23 de Dezembro de 1953. Fez os estudos primários no Bailundo e os estudos liceais na outrora cidade de Nova Lisboa, hoje Huambo.
Nesta cidade, ingressou na UNITA, em Dezembro de 1974, tendo dois anos mais tarde integrado a coluna do falecido Jonas Savimbi.
Em 1979 passou pela Jamba aquando da sua fundação, onde viria a desempenhar actividades várias até 1980, ano em que seria indigitado pela Direcção da Unita Representante do Partido nos Estados Unidos da América.
Nesse país começou a sua carreira diplomática como adjunto de Jeremias Chitunda, tendo mais tarde representado a UNITA na República Federal Alemã, Portugal, Bélgica e junto da Comunidade Europeia.
Em 1995, por ocasião do 8º Congresso da UNITA, foi nomeado secretário dos Negócios Estrangeiros dessa organização política, e em 2002, após a realização do 9º Congresso, nomeado secretário para a Função Pública.
De 2005 a 2008 foi deputado à Assembleia Nacional de Angola e presidente do Grupo Parlamentar da UNITA. É licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Angola e mestrando em Relações Internacionais e Estudos Europeus pela Universidade de Évora.
Leccionou na Universidade Lusíada de Angola, e actualmente Deputado à Assembleia Nacional de Angola e professor no Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais (CIS), é também Secretario dos Negócios Estrangeiros e Porta-voz da UNITA.