Discurso Directo – Juliaão Mateus Paulo “ Dino Matross”

Discurso Directo – Juliaão Mateus Paulo “ Dino Matross”

Julião Mateus Paulo «Dino Matrosse » nasceu a 30 de Dezembro de 1942 na Província do Bengo. Em 1962, devido à repressão colonial, interrompe os estudos, abandona o País e ingressa as fileiras do MPLA (4 de Janeiro de 1963). Em 1966, com os demais companheiros do MPLA, entra em Angola pela Província de Moxico, e vive em Angola, na clandestinidade, dedicado aos diversos cargos que o MPLA lhe incumbe e à luta armada pela independência de Angola, o que acontecerá em Novembro de 1975. Tem formação superior em Ciência Política e em Direito. Exerceu diversos cargos, de entre eles, Director Nacional dos Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Indústria e Energia; Comissário Político Nacional Adjunto das FAPLA; membro do Conselho da Revolução; Deputado à Assembleia do Povo; Vice-Ministro para a Defesa Nacional; Ministro de Segurança do Estado. É um dos Vice-Presidentes da Internacional Socialista.

Em Dezembro de 2003, no V Congresso do MPLA, é reeleito membro do Comité Central e do Bureau Político e, simultaneamente, Secretario-Geral do MPLA.

'Dino Matrosse' foi secretário para as Relações Internacionais do Bureau Político do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), até 08 de Setembro de 2018, altura em que se realizou o congresso extraordinário do partido, para a transição de poder entre José Eduardo dos Santos, antigo líder da organização política e ex-Presidente de Angola, e João Lourenço.