Egipto campeão do CAN ANGOLA 2010

egypto_vO Egipto venceu a 27ª edição da taça das nações em futebol, ao vencer hoje, na final, o Ghana, por 1-0, em partida disputada no estádio 11 de Novembro, em Luanda.
 
Com o título de melhor marcador da 27ª edição da Taça de África arrebatado pelo egípcio Gedo, os "faraós" tornaram-se na selecção africana que mais vezes tiveram futebolistas vencedores do troféu de melhor marcador do torneio continental, com oito jogadores inscritos na lista de "artilheiros".
 
Gedo completou cinco golos na competição, tornando-se no melhor marcador do torneio organizado em Angola.
 
O Egipto teve o primeiro goleador na primeira edição da competição, em 1957, no Sudão. O melhor foi Diab Mohammed Diab El-Attar com cinco golos. Nesse ano, os "faraós" foram também os campeões.
 
Dois anos depois, em 1959, em casa, novamente os egípcios foram os melhores com Mahmoud El Gohary, com três tentos, e venceram também a competição. Em 1962, foi a vez de Abdelfatah Badawi, juntamente com o etíope Mengistu Worku, com três
golos cada. O torneio foi realizado na Etiópia.
 
Na competição do ano seguinte, 1963, no Ghana, o melhor foi Hassan El-Shazly que marcou por seis vezes.
 
Os egípcios estiveram também no topo em 1984, nos Camarões, quando o atacante  Taher Abouzaid foi coroado com o prémio de melhor artilheiro da prova com seis golos.
 
Quatro anos mais tarde, em 1988, também no país dos "Leões Indomáveis", o Egipto inscreveu mais uma vez o seu nome na lista dos melhores marcadores com Gamal Abdul-Hamid na liderança com dois golos. Com o mesmo número de tentos também estiveram Lakhdar Belloumi (Argélia), Roger Milla (Camarões) e Abdoulaye Traoré (Côte d'Ivoire).
 
Hossan Hassan foi o mais produtivo  em 1998, no Burkina Faso, com sete golos apontados. O avançado egípcio foi igualado pelo  sul-africano Benny McCarthy. O Egipto foi campeão nesse ano. 
 
Nesta listagem, os Camarões aparecem em segundo lugar com sete goleadores no historial do torneio.