Palancas Negras já em Joanesburgo

Palancas Negras já em Joanesburgo

A Selecção Nacional de Futebol de Honras viajou esta manhã para a cidade de Joanesburgo, onde vai realizar a última fase do estágio com vista à disputa da fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN), de 19 de Janeiro a 10 de Fevereiro, na África do Sul.

A comitiva é chefiada pelo presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Pedro Neto, e seguem 19 atletas, a equipa técnica e o pessoal de apoio do seleccionador nacional.

Os Palancas Negras ficam alojados no Garden Court Milpark Hotel, em Joanesburgo, onde fica baseada a selecção durante o estágio e na fase final da competição.

Na primeira fase do estágio na cidade do Lubango, a selecção efectuou três jogos amistosos com a Gâmbia (1-1), Camarões (1-0) e Ruanda (1-0).

Na segunda fase do estágio, os Palancas Negras têm agendado os jogos amistosos com Moçambique (Mambas) e Zâmbia (Chipolopolo) entre os dias 5 e 15 de Janeiro, em Joanesburgo.

Gustavo Ferrín, seleccionador nacional, anunciou ontem no sítio electrónico da FAF a lista dos 26 atletas para o estágio, onde o destaque é o regresso do avançado Guilherme Afonso, do FC Vaduz do Liechenstein.

Guilherme Afonso, 27 anos, que já foi convocado pelo treinador Romeu Filemon,  tem 1,86 cm de altura e pesa 79 quilos.

O avançado, que já jogou pela selecção da Suíça no Campeonato Mundial de sub-20, em 2005, na Holanda, deixou boas impressões à equipa técnica e é reforço para o ataque dos Palancas Negras.

Para a última fase do estágio, Gustavo Ferrín leva os atletas Amaro, Mingo Bille, Dany Massunguna, Manucho Dinis, Papel e Neblu (1º de Agosto), Bastos, Miguel, Lama e Mabina (Petro de Luanda), Pirolito, Fabrício e Paty (Interclube), Ito e Yano (Progresso do Sambizanga), Landu (Recreativo do Libolo), Manuel (ASA), Lunguinha (Kabuscorp do Palanca), Geraldo (Paraná Clube do Brasil), Marco Airosa, Dedé e Gilberto (AEL Limassol do Chipre), Mateus Galiano (Nacional da Madeira), Djalma Campos (Kasimpasa da Turquia), Manucho Gonçalves (Valladolid de Espanha), Zuela (APOEL do Chipre) e Guilherme Afonso (FC Vaduz do Liechenstein).

Angola está inserida no Grupo A, ao lado das selecções da África do Sul, Camarões e Cabo Verde.

Na abertura da prova, os Palancas Negras jogam com os Leões do Atlas (Marrocos) a 19 de Janeiro, às 20h00, no estádio Soccer City, em Joanesburgo, enquanto os Bafana Bafana enfrentam forças com os Tubarões Azuis, às 17h00, no mesmo recinto.

Além de Angola e África do Sul, participam no CAN 2013 a Argélia, Cabo Verde, Costa do Marfim, Burkina Faso, Etiópia, Gana, Mali, Marrocos, Níger, Nigéria, RDC, Togo, Tunísia e Zâmbia.