Palancas e Bafana-Bafana voltam a defrontar-se dia 23 como no Ghana2008

Palancas e Bafana-Bafana voltam a defrontar-se dia 23 como no Ghana2008

A selecção de Angola e da África do Sul defrontam-se hoje quarta-feira em Durban para o CAN2013, partida com a coincidência de ter sido no mesmo dia (23) que se defrontaram pela última vez no Ghana2008, no empate a um golo, com tento de Manucho Gonçalves.

Cinco anos depois, as duas formações voltam a encontrar-se na maior prova do futebol continental com histórico de três vitórias à tangente dos anfitriões (1-0) e igual número de empates (0-0, 1-1 e 1-1).

Agora na segunda jornada do grupo A do CAN, que decorre na África do Sul desde sábado, antecede-se a empates (0-0) de ambas na ronda inaugural, pelo que a vitória pode significar um passo em frente para os quartos-de-final, mas o contrário abre caminho da desqualificação.

Num grupo em que também fazem parte Cabo Verde e Marrocos, todos se mantêm com um ponto devido ao duplo empate na abertura, os quatro estão proibidos de perder. Assim, às 17 horas em Durban a África do Sul vai tentar reconciliar-se com os adeptos, devido à onda de maus resultados ao longo da preparação, além do facto da Federação local da modalidade ter trocado em três ocasiões de técnico em menos de quatro anos, o que comprometeu o valor competitivo do conjunto.

Diante de Cabo Verde (0-0) viu-se uma África do Sul muito ofensiva, mas também perdulária no ataque. Isso custou assobios nas bancadas.

Angola vê neste encontro a possibilidade de mudar a história e obter a primeira vitória perante esta selecção, campeã africana, em casa (1996), coincidentemente a mesma em que os Palancas Negras foram baptizados.

Os Palancas Negras assentam o seu jogo pelas alas, onde Geraldo e Mateus Galiano foram os grandes maestros no sufoco aos marroquinos na estreia, além de contar com avançados experientes como Manucho Gonçalves e Guilherme Afonso.

Já na defesa Bastos e Dany Massunguna, Pirulito, Dedé e Lunguinha (Marco Airosa) têm garantido a inviolabilidade da baliza à guarda de Lamá.