Depois do Mali o Gana nos quartos-de-final da CAN 2013

Depois do Mali o Gana nos quartos-de-final da CAN 2013

O Gana, tal como o Mali, qualificou-se para os quartos de final da Taça das Nações Africanas (CAN), ao vencer, por 3-0, esta segunda-feira, o Níger, com um golo do portista Christian Atsu.

A selecção ganesa confirmou, no grupo B, o estatuto de ser uma das favoritas ao título, mas o triunfo folgado sobre a selecção do Níger, uma das mais débeis em prova, era mais do que esperado, enquanto a qualificação do Mali já se revestia de alguma incerteza, porque ao Congo bastava-lhe vencer a última partida para seguir em frente na prova.

De resto, o jogo acabou por reflectir essa incerteza, adensada pelo golo prematuro de Mbokani, de penálti, logo aos três minutos, mas a reacção imediata do Mali seria coroada de êxito, com o empate aos 14 minutos, por Mamadou Samassa.

O Congo comprometera o apuramento ao ceder um nulo, na segunda jornada, frente à selecção mais débil do grupo B, o Níger, que ganhou o seu único ponto nessa partida.

Na vitória fácil do Gana sobre o Níger, destaque para a exibição da sua estrela maior, Asamoah Gyan, que marcou o primeiro golo e ofereceu o segundo ao portista Christian Atsu. O terceiro ficou a cargo do defesa John Boye.

As duas selecções apuradas do Grupo B, Gana e Mali, vão agora defrontar, nos quartos-de-final, o segundo e o primeiro classificados do grupo A, Cabo Verde e África do Sul, respectivamente.

A única selecção lusófona ainda em prova, Cabo Verde, vai ter um teste gigante frente a um dos favoritos da prova, o Gana.

À África do Sul, espera-a um "osso duro de roer", frente ao Mali, mas poderá ser-lhe atribuído o favoritismo, pelo factor casa.