Orlando Graça evita paragens

Orlando Graça evita paragens

A Selecção Nacional de Hóquei em Patins descansa apenas três dias após a disputa da 12ª edição do Torneio Internacional José Eduardo dos Santos “Zé Du”, de 22 a 25 de Agosto, na cidade de Malange.

Durante o período de pausa, o “cinco” nacional participa em actividades sociais e desportivas organizadas pelo Ministério da Juventude e Desportos, informou o seleccionador Orlando Graça.

No dia 2 de Setembro o grupo trabalha no Namibe, para se adaptar ao piso do novo pavilhão, palco do último jogo da Selecção Nacional, na fase regular do mundial, diante de Portugal.

O embarque para Malange, onde o técnico prevê levar apenas 15 dos 19 jogadores, está agendado para dia 14 de Agosto. A Selecção Nacional, que defende o título conquistado no ano passado no Huambo, vai testar diante da congénere do Brasil, Andes Talleres (Argentina) e Liceo de La Coruña (Espanha).

Os anfitriões da 41ª edição do Campeonato do Mundo, a decorrer de 20 a 28 de Setembro, nas cidades de Luanda e Namibe, realizam na província da Palanca Negra o último torneio oficial calendarizado pela federação.

Depois da Taça Zé Du, o combinado nacional deve disputar, ainda de acordo com Orlando Graça, alguns jogos amigáveis com as primeiras selecções a desembarcarem no país para o mundial, no qual a meta é a conquista do quarto lugar. A melhor classificação até agora obtida foi a sexta posição, em 2009, no campeonato de Vigo e Pontevedra, (Espanha).

Além de jogos com selecções, o treinador tem em agenda alguns desafios com mistos formados por jogadores das principais equipas nacionais, designadamente Petro de Luanda, Académica, Juventude de Viana, 1º de Agosto, Kabuscorp do Palanca e Codefa. “Tudo isto está a ser equacionado. Vamos procurar realizar alguns jogos amigáveis, depois do torneio em Malange, com alguns mistos de jogadores dos nossos principais clubes. Vamos aproveitar ainda a chegada ao país, em antecipação, de algumas selecções, para ver se testamos com elas. Não pretendemos ficar muito tempo parados sem jogar”, disse o seleccionador.

A equipa nacional trabalha neste momento no Pavilhão Dream Space, no Kikuxi, em Viana, onde realiza treinos bidiários, para potenciar a condição física e aprimorar a técnica individual, assim como os sistemas tácticos defensivos e ofensivos. Hoje, o grupo volta a trabalhar a variação táctica. Orlando Graça chamou os seguintes jogadores: Silvério Quiteque “Pedalé”, Tiago Sousa, Hugo e Milton Lucas “Mitó” (guarda-redes), Rui Miguel, Anacleto Silva “Kirro”, André Centeno, Rui André, Humberto Mendes “Big”, Afonso Coxe “Mamikua”, Filipe Bernardino, José “Ziga” e João Zumba “Paizinho” (defesas-médios), João Pinto, João Vieira “Johe”, Márcio Fernandes e Martin Payero (avançados).

Fonte: J.A