Castigo aplicado pela FIFA afasta Cabo Verde do Mundial de 2014

Castigo aplicado pela FIFA afasta Cabo Verde do Mundial de 2014

A selecção de Cabo Verde foi punida nesta quinta-feira com uma derrota por 3-0 frente à Tunísia, ficando assim fora do play-off africano de apuramento para o Mundial 2014, anunciou a FIFA.

De acordo com um comunicado do organismo que tutela o futebol mundial, Cabo Verde utilizou irregularmente o defesa Fernando Varela, que não cumpriu os quatro jogos de castigo – falhou apenas dois –, com que tinha sido punido por comportamento antidesportivo em relação ao árbitro no encontro com a Guiné Equatorial, a 24 de Março.

Com esta punição, Cabo Verde acabou o Grupo B com nove pontos, contra 14 da Tunísia, que segue para o play-off final, cujo sorteio se realiza na segunda-feira. Além da derrota, Cabo Verde, que tinha vencido a 7 de Setembro a Tunísia, por 2-0, foi ainda multado em seis mil francos suíços (mais de 4800 euros).

Cabo Verde já tinha beneficiado de uma decisão idêntica da FIFA, que deu um triunfo por 3-0 aos “tubarões azuis” sobre a Guiné Equatorial, por utilização irregular de jogadores na partida de 24 de Março, o mesmo em que Fernando Varela foi expulso.

A Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF) já reagiu ao castigo, considerando que os jogos com a Guiné Equatorial foram anulados e que as sanções disciplinares desses encontros tinham sido levantadas, pelo que não utilizou irregularmente Fernando Varela contra a Tunísia. “No âmbito da abertura do processo disciplinar mencionado, o comité disciplinar da FIFA comunicou à FCF que um jogador cabo-verdiano estava impedido de jogar frente à Tunísia, dado que este mesmo jogador se encontrava a cumprir um período de suspensão de quatro jogos em consequência de factos ocorridos durante o jogo frente à Guiné Equatorial, que ocorreu em Malabo no dia 24 de Março de 2013", escreve a FCF, em comunicado.

A FCF garante que se mantém “confiante” de que irá prevalecer o seu argumento e que as regras do jogo, em especial os regulamentos da FIFA, “são para ser cumpridos”.

A notícia chega num dia em que a FIFA actualizou o ranking mundial, com a selecção cabo-verdiana a subir cinco posições, de 36.º para 31.º, posição que lhe garantia o estatuto de cabeça de série para o sorteio para o play-off de apuramento africano, marcado para segunda-feira.