Côte d'Ivoire procura confirmar estatuto de "grande" em África

Côte d'Ivoire procura confirmar estatuto de

Os colombianos lideram o grupo com três pontos, os mesmos que os africanos, pelo que a vitória será o único objectivo tendo em conta a manutenção da posição privilegiada na tabela classificativa. Um empate seria um mal menor, enquanto a derrota comprometeria às aspirações de qualquer delas.

Com três pontos cada fruto de vitórias na estreia, Côte d'Ivoire venceu o Japão por 2-1, e a Colômbia a Grécia, por 3-0, ambas têm ainda no encalço os lanternas vermelhas Japão e Grécia, que se defrontam no mesmo dia. A equipa vitoriosa deste confronto somará três pontos o que adiará a decisão para a última ronda desta fase no que tange ao segundo concorrente a seguir aos oitavos-de-finais.

Depois dos Camarões terem atingido os quartos-de-final em 1990 com lendas como Roger Milla, o Senegal em 2000 com Al Hadji Diouf e o Ghana em 2010 com talentos como Gyan, Essien, André Ayew e Muntary, os ivoerenses encaram este mundial como derradeira oportunidade para também fazerem história contando com uma constelação de estrelas como Didier Drogba, Yaya Touré, Salomon Kalou, Tioté e Zokorá.

Nas duas primeiras presenças, nomeadamente, na Alemanha2006, prova que contou com a estreia de Angola, e África do Sul2010, os costa - marfinenses foram sempre eliminados na fase inicial em grupos considerados de morte. Na Alemanha – jogaram com Argentina, Holanda e Sérvia Montenegro. Já na África do Sul, disputaram as duas vagas com Brasil, Portugal e Coreia do Norte.

Ao contrário da notável campanha no África do Sul/2010, onde por uma “unha negra” não se classificou para a inédita meias-finais, o Ghana corre, neste mundial do Brasil, sérios riscos de protagonizar retrocesso.

Em apuros no grupo G, onde ainda não pontuou, os “Black Stars” defrontam a favorita Alemanha dia 21, às 20 horas, no estádio Arena Castelão - Fortaleza, sem margem para erros, já que duas derrotas quase que deixará por terra o sonho de igualar ou melhorar os quartos-de-final da edição anterior.

Após derrota na estreia diante dos Estados Unidos da América (2-1), o grupo dos pupilos de Akwasi Appiah é tido como o de “morte”, numa corrida em que defronta Portugal na última ronda dia 26, no estádio Nacional, em Brasília.

Para o mesmo grupo e no mesmo dia defrontam-se Estados Unidos da América/Portugal, às 23 horas.

A prova conta ainda com a participação de outras representações africanas, todas elas em posições pouco confortáveis nos respectivos grupos. Camarões decide esta quarta-feira, em Manaus, a manutenção do sonho de chegar aos oitavos-de-final do Mundial2014 defrontando a Croácia, para a segunda jornada do grupo A.

Para os Camarões e a Croácia, uma derrota em Manaus significa dizer adeus precoce ao Mundial 2014. Os europeus foram batidos na estreia pelos brasileiros por 1-3, enquanto os africanos, que baquearam diante do México (0-1), defrontam o Brasil na última jornada desta fase com a provável ausência do lesionado de Samuel Eto'o.

A mesma situação de instabilidade nos respectivos grupos se coloca para a Nigéria e Argélia, com maior grau de dificuldade para esta última, derrotada terça-feira pela Bélgica (1-2), depois de ter estado em vantagem até aos 69 minutos de jogo.

A Nigéria obteve um nulo (0-0) diante do Irão, jogo considerado menos produtivo e atractivo até agora no Mundial que o Brasil vai albergar até dia 13 de Julho.

A Nigéria (grupo F) defrontará ainda a Argentina de Leonel Messi e Bósnia-Herzegovina, enquanto a Argélia (H) terá ainda pela frente a Coreia do Sul e Rússia.