Cote d'Ivoire defronta Grécia com olhar na história

Cote d'Ivoire defronta Grécia com olhar na história

Depois da edição germânica, os ivoirenses marcaram presença em campeonatos do mundo consecutivamente em 2010, na África do Sul, e agora em 2014 no Brail, mas nunca lograram transitar à outra fase.
 
Em jogo está também a dignidade de uma geração de atletas, que nunca conseguiu vencer um campeonato africano, destacando-se Yaya Toure, melhor jogador africano em duas ocasiões, e Didier Drogba, o maior jogador da actualidade na Côte d'Ivoire. 
 
A selecção está envolto em clima de pesar devido à morte do irmão menor de Yaya Toure e Kolo Toureo, mas que apesar disto decidiram ficar com o colectivo para a derradeira empreitada da fase inicial.

Com a líder Colômbia praticamente já apurada (6), o representante africano deve vencer para não depender de terceiros, no caso do Japão protagonizar o feito de derrotar os colombianos na última partida.

Com três pontos e a depender apenas de si, a Côte d'Ivoire começou o mundial com vitória diante do Japão (2-1), em Recife, e perdeu com a Colômbia (1-2) no  Estádio Nacional.

O empate ainda pode garantir a passagem do conjunto africano para a segunda fase, mas ainda dependerá do outro confronto do grupo. A derrota elimina a Côte d'Ivoire em definitivo.